Sondagens mecanizadas, rotativas e SPT | Damasco Penna Engenharia Geotécnica
Home » GridPortfolio » SONDAGENS ROTATIVAS E A PERCUSSÃO (SPT)

SONDAGENS ROTATIVAS E A PERCUSSÃO (SPT)

Publicado em 24/12/2016

SONDAGENS A PERCUSSÃO (SPT)
 
A Sondagem a Percussão (SPT-T), é atualmente a forma mais tradicional de investigação geotécnica no Brasil, sendo realizada por centenas de empresas em todo o território nacional. Padronizada pela norma ABNT NBR-6484, que encontra-se em processo de revisão, possibilita a obtenção de amostras de solo, medida de resistência (SPT), leitura do lençol freático, além de possibilidade de leitura do torque durante a realização do ensaio.
 
SONDAGENS SPT MECANIZADAS
 
Seguindo tendência de outros países bem como atendimento à demandas nacionais de clientes específicos, a Damasco Penna conta com equipamentos que realizam este ensaio de forma mecanizada, com martelo automático de SPT e perfuração por meio de trados helicoidais vazados. Tal processo garante maior precisão, ganho de produtividade, mais segurança dos operadores e perfuração sem água, possibilitando leitura precisa de nível do lençol freático.
 

 
SONDAGENS ROTATIVAS
 
As sondagens rotativas são utilizadas para estudo de maciços rochosos, por meio de coleta e classificação de testemunhos de rocha.
 
Estas sondagens são realizadas com perfuratrizes mecanizadas que por meio de injeção de água sobre pressão e rotação de coroas diamantadas, realiza a coleta das amostras em diferentes profundidades.
 
Consulte nossa equipe sobre ensaios em sondagens, como Ensaio de Lugeon, entre outros.
 

 

APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS
 
O relatório de sondagens rotativas apresentará, além da descrição e classificação dos materiais encontrados, o índice de resistência SPT (nos trechos em solo), leituras do nível do lençol freático e porcentual de recuperação e índice de RQD (trecho em rocha). Complementarmente, no trecho em rocha são apresentadas fotografias das amostras para adequada identificação dos testemunhos.

 


Relatório de sondagens rotativas