Home » artigos » Coleta de amostras Shelby com perfurações “Hollow Auger”

Coleta de amostras Shelby com perfurações “Hollow Auger”

Publicado em 15/05/2018

As amostras de solos moles, em especial argilas, coletadas com amostradores do tipo “Shelby” são utilizadas há muitos anos em obras de geotecnia em especial para o estudo da consolidação deste tipo de solo.
 

De forma rotineira, tais amostras são coletadas dentro de furos de sondagem, de forma manual, produzindo testemunhos por vezes pouco significativos ou mesmo com suas propriedades físicas alteradas, tanto em razão da técnica, que utiliza lavagem das camadas de solo, quando pelo diâmetro reduzido das amostras.
 

O uso de sistemas mecanizados e trados ocos (hollow augers) possibilita coletas com diâmetros maiores, de 3 ou mesmo 4 polegadas, mesmo em profundidades maiores, como 20m ou 30m com alta qualidade e representatividade.

 

Amostra coletada utilizando “hollow augers”

 

Detalhe dos trados vazados “hollow augers”


 

O sistema de perfuração consiste em trados vazados e haste interna, que impede a entrada de solo durante a perfuração (que é realizada a seco). Após a perfuração e estabilização do solo, o amostrador é cuidadosamente inserido no solo, produzindo amostras íntegras e portanto consideravelmente mais representativas do terreno do que aquelas obtidas com o método “tradicional”.
 

Coleta de amostras tipo “Shelby” na região de Santos / SP