Coleta de amostras Shelby com perfurações "Hollow Auger"

[:pb]As amostras indeformadas de solos moles, em especial argilas, coletadas com amostradores do tipo “Shelby”, são utilizadas há muitos anos em obras de geotecnia em especial para o estudo da consolidação deste tipo de solo.
 
De forma rotineira, tais amostras são coletadas dentro de furos de sondagem, de forma manual, produzindo testemunhos por vezes pouco significativos ou mesmo com suas propriedades físicas alteradas, tanto em razão da técnica, que utiliza lavagem das camadas de solo, quando pelo diâmetro reduzido das amostras.
 
O uso de sistemas mecanizados e trados ocos (hollow augers) possibilita coletas com diâmetros maiores, de 3 ou mesmo 4 polegadas, ainda que em profundidades superiores ao usual, como 20m ou 30m com alta qualidade e representatividade.
 

Amostra coletada utilizando “hollow augers”

 
Detalhe dos trados vazados “hollow augers”

 
O sistema de perfuração consiste no uso de perfuratriz hidráulica, dotada de trados vazados e sistema de hastes internas, que impedem a entrada de solo durante a perfuração (realizada a seco). Após a perfuração e estabilização do solo, o amostrador é cuidadosamente inserido no solo, trazendo amostras íntegras e portanto consideravelmente mais representativas do terreno do que aquelas obtidas com o método “tradicional”.
 
Abaixo, indicamos simplificadamente a metodologia de perfuração e amostragem com o sistema “hollow auger”. Como a perfuração fica revestida a todo momento, é possível a realização de coletas com excelente qualidade mesmo abaixo do nível freático e em camadas pouco coesivas.
 
 

 
Coleta de amostras tipo “Shelby” na região de Santos / SP

 [:]

Damasco Penna

We have been transforming the Brazilian geotechnical egineering for over 40 years.

Excellence from beginning to the end

Our company performs diverse geotechnical, geological and geoenvironmental services throughout the Brazilian territory.